2a Semana Nacional de Arquivos (Governos x Educação)

Versão para impressãoVersão para impressão

Governos x Educação
Memória das intervenções políticas no ensino público

Os Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE/Unicamp) apresentam a exposição “Governos X Educação: Memória das intervenções políticas no ensino público”, que pretende relembrar fatos marcantes da influência do Estado e das relações políticas na educação durante o período final da ditadura militar brasileira. Extraídos de arquivos pessoais de professores universitários, estes documentos evidenciam a contradição do processo de abertura política, que relutava em se concretizar na área da educação, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.

No município de Campinas, a atuação da professora Itala Maria Loffredo D’Ottaviano como Secretária de Educação, entre 1977 e 1978, foi encerrada prematuramente por entraves políticos, como demonstram os recortes de jornais selecionados dentre os existentes em sua coleção.

Na esfera estadual, Ayda Ignez Arruda, professora titular no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi exonerada da direção deste instituto em 1981, com o início do processo de intervenção na Unicamp, que também atingiu outros sete diretores de institutos e causou a demissão de 14 funcionários, ligados à diretoria do sindicato.

Na Universidade Federal do Paraná, ainda no início da década de 1980, o encerramento do contrato do professor Newton Freire-Maia, após décadas atuando como docente e cientista no Departamento de Genética da instituição, foi considerado uma represália às suas posições políticas e tido como o ápice da crise que a instituição vinha sofrendo. O volumoso dossiê que Freire-Maia reuniu sobre o assunto, incluindo dezenas de cartas de apoio e recortes de jornais, mostra que a polêmica repercutiu imensamente, principalmente no meio científico nacional.

08/08/2018 a 14/09/2018 09:00 às 17:00
Biblioteca da Faculdade de Educação

 

Data: 
08/08/2018 - 12:45