Evandro Luis Gomes

Versão para impressãoVersão para impressão

Evandro Luis Gomes

Resumè

Licenciado em Filosofia e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, cursa o doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Leciona no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Sua produção científica concentra-se na área de história da lógica com ênfase na história da lógica formal. Dentro desta área, dedicou-se no mestrado ao estudo da história da lógica no Brasil desde o período pombalino até o princípio do último século (1750-1909). No doutorado, estuda a história da lógica paraconsistente, expressivamente desenvolvida por lógicos brasileiro.

Publications

GOMES, Evandro Luís . *O desenvolvimento da lógica no Brasil: da herança ibero-portuguesa aos primórdios do século XIX*. Revista Eletrônica Informação e Cognição, Marília, SP, v. 4, n. 1, p. 10-33, 2005.

GOMES, Evandro Luís . *Aspectos da influência do positivismo sobre o desenvolvimento da Lógica e da Matemática no Brasil no final do século XIX*. In: Sérgio Roberto Nobre; Marcos Vieira Teixeira. (Org.). Anais do V Seminário Nacional de História da Matemática. 1ª ed. Rio Claro: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2003, v. único, p. 271-279.

GOMES, Evandro Luís . *Novas perspectivas da historiografia da lógica*. Claretiano Revista do Centro Universitário, Batatais, p. 35-45, 2002.

Research project

Sobre a história da lógica paraconsistente e a Escola de da Costa

Descrição: *Esta pesquisa tem por objeto o desenvolvimento histórico da paraconsistência contemporânea e justifica-se pela maturação e repercusão dessas lógicas que atualmente oferecem um quadro rico do ponto de vista conceitual e histórico. Este projeto propõe uma revisão completa da história da paraconsistência discutindo os conceitos de paraconsistência histórica, filosófica e formalmente contextualizados, relacionando-os um a um a seus propositores valorando a contribuição de cada um deles. A pesquisa tem com eixo central o estudo das lógicas paraconsistentes Cn de Newton da Costa. Procura-se compreender as razões pelas quais há forte resistência entre filósofos, matemáticos e lógicos quanto à adoção da racionalidade associada à lógica paraconsistente. Dentre os documentos disponíveis figuram a correspondência entre os pesquisadores envolvidos e o depoimento oral dos personagens da história da paraconsistência contemporânea, brasileiros ou estrangeiros, que enriquece o contexto conhecido com informaçoes não encontradas nas indispensáveis fontes escritas habituais. A fonte oral, como qualquer outra, apoiar-se-á no contexto e em outras evidências atendendo à vigorosos critérios de validade de qualquer história. Utilizar-se-ão os procedimentos apropriados ao método histórico, filosófico e lógico-formal.

Supervisor

 

Professora Doutora Ítala Maria Lofredo D'Ottaviano

Participation in projects

 

Grupo de Lógica e Epistemologia

 

CNPq - grupo certficado pela UNICAMP

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0079701CJDSIUR

External links

 

Para artigo da Revista Informação e Cognição acesse
http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/reic/viewissue.php?id=5